Share/Bookmark

Tribuna da Bahia: Estrelas do axé em caricaturas

No comment yet
mayra ilnah

Salvador está comemorando 461 anos, e como forma de homenagear a cidade que é um caldeirão cultural, artistas baianos se reuniram e prepararam uma exposição diferente, que de forma bem humorada presenteia Salvador e os soteropolitanos com caricaturas, charges, cartuns, ilustrações, quadrinhos e tiras, que têm inspiração na cultura, em artistas e em objetos que fazem parte da história, do comportamento e do imaginário da capital baiana. Trata-se da Axé Comics, que será aberta ao público amanhã, 30, às 19h, na Ebec Galeria de Arte (Pituba).

 

A exposição produzida pela Ação Cultural Oficina HQ, com curadoria e coordenação de Wilton Bernardo, surgiu da junção de três fatos isolados e importantes para a cidade. Primeiro foi O Dicionário Baianês, que segundo ele foi uma invenção maravilhosa, pois é a valorização de um dialeto só da Bahia. “Desde que eu soube da existência do dicionário baianês, eu achei simplesmente maravilhoso uma pessoa reunir essas palavras e forma de falar que é comum rir de si mesmo quando se fala por impulso ou quando se observa outros falarem.
 A valorização de uma coisa tão específica, nossa, e isso me fez me apresentar ao Nivaldo ano passado, pra parabenizá-lo pela criação. Sou fã dele.”, diz Wilton. Outra homenagem é feita ao cartunista Lage, que faleceu em 2006 e o cartunista  que foi o responsável  pela arte gráfica do livro, que até hoje vende milhares de exemplares em todo o Brasil.
Depois veio a ideia de comemorar os 25 anos da Axé Music, “Eu me lembro que estudava na escola de Engenharia quando numa gincana, uma cantora que eu mal tinha ouvido falar, iria cantar... ela cantou “Não, não me abandone, Não me desespere que eu não posso ficar sem você”. De lá pra cá muita coisa mudou. Muitos artistas surgiram, outros cresceram, outros desapareceram, outros até morreram. Em mim, cresceu um respeito e uma admiração”. Na mostra especial Axé, destacamos as figuras de Moraes Moreira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Bell Marques, Luiz Caldas, Armandinho Macêdo e Doces Bárbaros.
E o terceiro ponto para a realização da exposição foi a criação da Oficina HQ,  uma ação cultural que Wilton Bernardo coordena, cuja meta é valorizar as artes gráficas, os quadrinhos, e o diálogo com as diversas expressões é interessante.
Nesta exposição estão reunidos artistas como: Alessandro Trindade, Bira Dantas, Carriero, Cléber Monteiro, Davi Sales, Elton Carlos, Gustavo Siebert, Hector Salas, Igor Moreira, Isadora Sabar, Jamile Coelho, Jorjinho da Hora, Juha Vasku, Lucas Pimenta, Marchini, Marilton Rodrigues, Nico (Márcio Malta),Paulo Alexandre, Ray Costa, Roberto Tadeu, Rodrigo Azevedo, Ruben Ygua, Sérgio Barreto, Setúbal, Uenderson Mendes e o próprio Wilton Bernardo.

Postar um comentário

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 Jamile Coelho | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER