Share/Bookmark

Exposição Roque Araújo de Som e Imagem

No comment yet
EXPOSIÇÃO ROQUE ARAÚJO DE IMAGEM E SOM
Destaca os 100 anos do cinema baiano

Adoradores da sétima arte terão a oportunidade de conferir a Exposição Roque Araújo de Imagem e Som, que faz um panorama da história do cinema baiano, nacional e mundial, através do seu maquinário. O acervo faz parte da coleção de Roque Araújo, que reuniu o material ao longo da sua carreira.
A exposição será realizada na Galeria Pierre Verger, entre os dias 06 de abril e 15 de maio, de segunda a sexta, de 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Durante a mostra serão exibidos os filmes baianos e nacionais que foram editados e mixados nos equipamentos que compõem a exposição, demonstrando a importância do acervo.
As peças expostas contam a história dos 100 anos de Cinema na Bahia, através dos equipamentos de edição de imagem e som, projeção, câmeras e gravadores. Serão apresentadas ao público peças raras como a câmera chamada de caixa de fósforos, do início do cinema francês, juntamente com um projetor Kodascope Kodak, de 1910. Bem como uma grande parte da aparelhagem de som da empresa Somil, considerado o maior estúdio da América Latina na década de 80.
Este estúdio foi todo comandado por uma grande mesa de mixagem onde a maioria dos filmes brasileiros, foram montados, transcritos, mixados e dublados. Mostrando também a Magna-Tech. Eletronic Company, o equipamento eletrônico mais disputado pelas principais gravadoras e estúdios de cinema dos EUA – verdadeira jóia eletrônica em qualidade. Com cabines de projeção, salas de retrancrição de montagens e todos os requisitos que se possam imaginar para atender desde os mais simples até aos mais sofisticados trabalhos.
A divulgação de parte dos equipamentos em posse do cineasta e colecionador Roque Araújo através dessa exposição, visa fomentar a discussão sobre a valorização da memória cinematográfica. Roque Araújo deseja que o acervo com 1.185 peças, que hoje ficam guardas em caixas em uma sala na Dimas (Diretoria do Áudiovisual Bahia) seja transferido para espaço adequado que possa servir como museu/escola em Salvador.
Recebeu proposta para levar os equipamentos para o Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Porto Seguro e Cachoeira. Mas sonha poder contribuir para a retomada do cinema em Salvador, de onde emergiram cineastas como Glauber Rocha, Roberto Pires e Edgar Navarro.

Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual

Com o intuito de preservar as peças, pensou na criação de um museu/escola, que terá por finalidade a promoção de atividades sociais de caráter educacional, cultural, artístico, memorial, ainda se prestando para estudos sobre eventos atuais e servindo também de registro para a memória do cinema e audiovisual, frente a utilização do acervo.

Roque Araújo: Memória viva da história do cinema nacional

Roque Araújo, 74 anos - dos quais 53 dedicados ao cinema entre Salvador, Rio de Janeiro, Itália, São Paulo e a França. Participou de todas as produções cinematográficas realizadas por Glauber Rocha, além de Redenção, A Grande Feira, Tocaia no Asfalto, O Pagador de Promessas, Menino de Engenho, dentre outros.  Glauber lhe confiou parte do último filme que produziu, A Idade da Terra (1980). Este material deu origem ao filme No tempo de Glauber (1986), produzido e dirigido por Roque Araújo.

Serviço
O que: Exposição Roque Araújo de Imagem e Som
Quando: 06 de abril à 15 de maio de 2011
Horário: 09h às 21h
Quanto: entrada franca
Onde: DIMAS, Rua General Labatut, 27, Barris. Em baixo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.


Postar um comentário

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 Jamile Coelho | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER